Governo assegura tratamento com insulina para doentes com diabetes

43

500x281_o_1b268idon13062gckr91gfmrvaO governo de Rondônia aguarda para os próximos dias, a entrega de nova remessa de insulina. O medicamento é ofertado pelo Estado, através da Diretoria de Gestão e Assistência Farmacêutica (DGAF), órgão ligado á Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). De acordo com estatísticas da Sesau, mais de 300 pacientes são atendidos pelo Estado com o medicamento de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde.

De acordo com a DGAF, o atraso para a entrega do medicamento, de alta complexidade e fundamental para doentes com diabetes, principalmente o tipo 1 – o mais agressivo -, foi provocado pela indústria, que teve dificuldades para atender o crescimento da demanda em todo o país.

O governo já fez sua parte. Licitou, empenhou. Espera agora pela entrega do medicamento. A distribuição da insulina para tratamento é realizada com base na portaria 483/2013. Nela consta Protocolo Clínico, Diretrizes Terapêuticas dos Análogos de Insulinas, no âmbito estadual. Ou seja, determina as normas para a liberação do medicamento.

De acordo com a DGAF, a procura pela insulina cresceu 44,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Os pacientes recebem com Insulina Glargina e Insulina Lispro, informa a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

No ano de 2016 o investimento estadual para a manutenção destes tratamentos até a presente data, esta na ordem R$ 376 mil. O atraso na entrega pela indústria atinge os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraíba, Rondônia, entre outros. A expectativa é que o produto seja entregue ao governo nos próximos dias.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY