Três “feriados” desencontrados engolem a última semana do mês de maio em Vilhena

Na terça, empresas que abrirem terão que pagar horas extras
vilhena hjEsta última semana do mês de maio terá apenas dois dias úteis em Vilhena. Isto porque o município não vai obedecer um decreto do Governo do Estado, que transferia para a sexta-feira, 27, o feriado de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da cidade. Mas, nas repartições estaduais, a sexta-feira será de ponto facultativo, incluindo entre as repartições que não funcionarão o Ministério Público e o Judiciário locais.
Já na quinta-feira, 26, o feriado nacional de Corpus Christi será observado em toda a cidade. Apesar dos três feriados (o municipal de segunda, o nacional de quinta e o instituído pelo Estado na sexta), as empresas locais poderão funcionar normalmente em dois deles. Somente na terça é que as firmas que optarem por abrir as portas serão obrigadas a pagar horas extras aos funcionários. Nos demais, as datas não são consideradas feriados.
De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Vilhena (Aciv), na data em que existe o feriado estabelecido por lei (ou seja, na terça), os estabelecimento poderão abrir as portas, mas serão obrigados a seguir as normas estabelecidas na CLT.
ENTENDA
Os feriados nacionais estão previstos na Lei nº 10.607/2002 e Lei nº 6.802/1980, as quais declaram como tais os dias 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. Ou seja, Corpus Christi não é feriado, embora muitos pensem ser.
Algumas cidades têm leis próprias que estabelecem feriado nesta data, no caso feriado municipal. Não é o caso de Vilhena, que decretou apenas ponto facultativo.

Fonte: Folha do Sul

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*