O presidente da Associação Comercial e Industrial de Vilhena (Aciv), Josemário Secco, através de sua pagina social no facebook levantou, no início desta semana, sérios questionamentos sobre benefícios municipais que são repassados à Associação Vilhenense dos Agropecuaristas (Aviagro).
Na avaliação de Secco, a feira agropecuária (Expovil) mantida pela Aviagro tem lucratividade e é uma entidade privada e não faz prestações de conta, em audiência pública, sobre o montante arrecadado e sobre os benefícios investidos com recursos públicos. Ele criticou o presidente da Aviagro, o empresário Darci Cerutti.
Leia na íntegra a declaração via facebook do presidente da Aciv:
“EXPOVIL 2016.
SERÁ QUE O PRESIDENTE DA AVIAGRO TERÁ NOVAMENTE A “CARA DE PAU” DE PEDIR DINHEIRO DA PREFEITURA? SERÁ QUE NOVAMENTE CHAMARÁ A PM PARA FAZER A SEGURANCA SENDO QUE DEVERIA SER POR SEGURANÇA PARTICULAR POR SE TRATAR DE FESTA LUCRATIVA E PRIVADA?
Estamos próximo de mais uma EXPOVIL que é organizada e realizada pela AVIAGRO, Associação de produtores rurais que chega pouco a casa dos 3O associados.
Desde o ano de 2015 é comandada pelo contador e pecuárias, Darci Cerutti, que dentre as atividades que desenvolve, também preside a CDL e uma das lojas maçônicas do município, dentre outras que costuma mencionar.
O que me leva a ser um crítico da Expovil, não é pela festa em si, mas pela forma unilateral que é organizada, sendo que em toda sua existência jamais sua Diretoria realizou uma tomada de opinião ou audiência pública para saber da sociedade e classe empresarial quais os padrões a serem aplicados num pensar do bem estar comum, não voltada a poucos “gatos pingados” que simplesmente continuam a aplicar uma plataforma e metodologia de 35 anos atrás, como se nada tivesse mudado.
Também me deixa intrigado o fato que toda aquela área doada pelo poder público ficar o ano todo ociosa, e quando se pretende para alguma finalidade social, são cobrados altos aluguéis.
Entretanto, há que se mencionar que com um posicionamento firme na qualidade de presidente da Aciv (vide Vilhena Notícias Aciv X Aviagro), conseguiu-se no ano de 2014 a mudança de 9 para 5 dias, reivindicação que a Aviagro não aceitava receber da sociedade. Fazendo-se através de embate via imprensa.
Mas o que mais me surpreendeu até hoje, foi o fato ocorrido na presidência do atual presidente, Darci Cerutti, que no ano passado – cumulando a presidência da Aviagro e do CDL -, apesar de todas as dificuldades financeiras que o município passava em 2015, teve a “cara de pau” de solicitar R$ 80.000,00 pela Aviagro a título de um dia de portões abertos ao público (leia-se venda antecipada de ingressos e não filantropia como querem convencer a população vilhenense); e mais R$ 20.000,00 para a CDL que utilizou para o pagamento de aluguel de seus stands da Expovil, vindo sub-locar obtendo lucro para a própria CDL, tudo com a aprovação do Prefeito e da Câmara de Vereadores, apesar da falta de remédio nos postos de saúde por falta de dinheiro na Prefeitura, inclusive nas escolas, sendo que na época alunos reclamavam por um simples ventilador em razão do calor, mas o Prefeito alegava falta de dinheiro, porém sobrava dinheiro para a Aviagro contratar artistas e vender ingressos a a altos preços com intuito de lucro, sem jamais prestar contas até hoje (eis a farra com dinheiro público! – cadê o Ministério Público Estadual).
Registra-se aqui que a Diretoria da Aciv e um grupo de professores foram protestar na Câmara de Vereadores (tudo amplamente divulgado na imprensa) mas, mesmo assim, com o comando do vereadorJunior Donadon e Garcia (este último que é diretor da Aviagro) comandaram a aprovação, pouco se importando com a aprovação população e que a festa EXPOVIL arrecada milhões, enquanto alunos e enfermos passam por dificuldades por falta de dinheiro público municipal.
Registra-se, também, que frente a toda repercussão negativa da época, o vereador Garcia prometeu prestação de contas do dinheiro público e da festa, que até hoje tanto ele como o presidente Darci Cerutti, nada apresentaram, utilizando aquela velha estratégia de políticos descomprometidos com o público, que é de lançar uma promessa mentirosa na certeza de que a população esquecerá (não esquecemos não senhores!).
Agora, em 2016, estaremos de olho para ver se os Diretores da AVIAGRO e da CDL terão novamente a “cara de pau” de pedirem dinheiro publico munipcipal em desfavor de enfermos e alunos, e se o prefeito e vereadores aprovarão.
Desculpe senhores da AVIAGRO e do CDL, eu teria vergonha de pedir dinheiro a Prefeitura! Eu teria vergonha de ter recebido dinheiro público em 2015 enquanto crianças, idosos e professores passam necessidades, seja em hospital e posto de saúde, seja nas escolas”.
- Josemário Secco (Aciv)
- Darci Cerutti (Aviagro)
- Declaração do presidente da Aciv no facebook
Redação Positiva FM
Foto: Arquivo/Facebook