O prazo para regularização com a Justiça Eleitoral encerrou e segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de mil eleitores em Vilhena não compareceram às urnas nas últimas três eleições e tiveram seus títulos cancelados.
A regularização deveria ser feita dentro do prazo estipulado pela justiça, que se encerrou em maio de 2015. O eleitor que não justificou e nem compareceu aos cartórios para justificar a consecutiva ausência nas três últimas eleições (incluindo 2º turno) teve o título cancelado.
A consulta pode ser feita através do portal do eleitor disponível no site do TSE. Em Vilhena, cidade com 55.917 eleitores 1.071 títulos foram cancelados, segundo levantamento feito em 2015 pelo TSE.
A regularização do título pode ser feita pelo eleitor no Cartório Eleitoral da sua inscrição ou, em caso de mudança de endereço, no Cartório Eleitoral ao qual pertença sua residência. O eleitor sem quitação com a Justiça Eleitoral perde, entre outros direitos, o de retirar passaporte, carteira de identidade, inscrever-se em concursos públicos e matricular-se em instituições públicas de ensino.
Para os eleitores que deixaram de votar ou justificar sua ausência no dia da eleição, a multa é de R$ 3,51 por turno.
Texto: Extra de Rondônia