A Escola Estadual Maria Arlete Toledo, localizada no Bairro Alto Alegre de Vilhena, no Cone Sul deRondônia, teve objetos eletrônicos furtados. O crime foi percebido na manhã de segunda-feira (15), quando funcionários chegaram a instituição. A Polícia Militar (PM) registrou o caso, mas ninguém foi preso.
De acordo com a escola, a sala de atendimento especializado em ensino especial foi arrombada e um roteador e um CPU foram levados. A instituição que atende mais de 1, 2 mil alunos não dispõe de monitoramento eletrônico e possui apenas sistema de alarme.
Em fevereiro deste ano, criminosos invadiram a unidade de ensino, arrombaram a sala onde funciona o projeto rádio escola, e levaram uma mesa de som, e um monitor com CPU. Os objetos não foram recuperados.
A coordenadora regional de educação de Vilhena, Oracira Godinho, informou que a Escola Maria Arlete ainda não recebeu a implantação de monitoramento eletrônico porque não apresentou a documentação correta na época prevista. “Por causa disso, eles não receberam o recurso. Mas agora estão providenciando para ser contemplado o mais rápido possível”, ressaltou.
Sobre a reposição dos materiais furtados, a coordenadora diz que o governo tem feito a substituição dos itens, “na medida do possível”. Referente à segurança das unidades, Oracira diz que a implantação do monitoramento eletrônico tem sido eficiente. “As escolas ganharam muito. Invés de o dinheiro ir para uma empresa fazer a segurança com vigilantes, ele é investido nas próprias escolas. Houve climatização, reformas elétricas e outros”, conclui.
Fonte – G1