Vanya Basílio Rocha, 18, acusada de ter matado, o ex-namorado Marcos Catanio, mais conhecido como “Tim” no dia, 30, de dezembro do ano passado, irá fazer um exame de sanidade mental na sexta-feira, 1º de abril. O exame que será realizado por dois médicos, visa analisar se a jovem pode conviver em sociedade sem oferecer riscos.
Segundo a Defensoria Pública do estado de Rondônia o exame de sanidade mental, foi pedido na terceira semana de fevereiro, e deverá ser feito por profissionais especializados em psiquiatria e perito legista. Os laudos diagnosticados pelos profissionais apresentarão se Vanya possui ou não distúrbio mental.
O defensor publico George Barreto, em contato com o CN no final do mês de fevereiro, informou que o laudo de sanidade mental foi aprovado pelo judiciário, e que deveria estar pronto em um prazo de 45 dias.
Caso o laudo aponte que Vanya tem capacidade de responder pelos atos, deverá ser julgada. Porém, se o laudo apontar positivo para insanidade, a mesma não poderá responder em pena privativa de liberdade e deverá passar por tratamento.
Os médicos solicitados em fazer os laudos deverão responder a um questionário emitido pelo juízo e pela defesa, que indaga se Vanya praticou o crime por ter distúrbio mental, sendo incapaz de ver a dimensão do ato criminoso ou se matou o ex-namorado tendo total entendimento do que fazia.
O crime – No dia 30 de dezembro de 2015, a acusada Vanya Basilio Rocha, se dirigiu até a casa do ex-namorado, identificado como Marcos Catanio Porto, no bairro Bodanese, por volta das 11h.
Ao chegar à residência, Vanya e Marcos iniciaram relação sexual, momento este que a acusada aproveitou para desferir vários golpes de faca na vítima. O croqui do IML, aponta que Marcos foi esfaqueado 11 vezes.
Redação Positiva FM com informações de Karen Dencker
Foto: Arquivo