A secretária do lar Jaciele, moradora da avenida José Roberto no bairro Embratel divulgou neste domingo, 21 de agosto, um vídeo de protesto na rede social WhatsApp. No vídeo de 54 segundos, Jaciele mostra toda sua indignação pela falta de água e descaso do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Vilhena. A moradora plantou uma bananeira em meio à avenida como forma de protesto.
Por telefone, a moradora explicou à reportagem doVILHENA NOTÍCIAS o motivo que a levou a realizar o protesto. Segundo Jaciele, na semana passada, as máquinas de terraplanagem da prefeitura realizaram trabalhos na avenida, mas segundo ela, o solo não teria ficado compactado o suficiente para suportar a trafegabilidade dos veículos. “Na quinta-feira [18], o solo cedeu com a passagem dos carros e um cano se rompeu no subsolo e desde este dia o abastecimento de água na minha casa foi interrompido. Entrei em contato com o SAAE e informei. Na sexta, nós comunicamos de novo, fomos até a Secretaria de Obras e SAAE novamente, mas ninguém apareceu para solucionar o problema”, contou Jaciele.
A moradora disse ainda, que no sábado, chegou a ir até o SAAE e funcionários teriam dito que uma equipe de plantão iria até a localidade para resolver o problema, o que não aconteceu, segundo Jaciele. “Quando fomos lá no SAAE no sábado, nos disseram que a equipe de plantão do final de semana viria fazer o trabalho, mas ninguém apareceu aqui”.
Hoje, segunda-feira, 22, uma equipe do SAAE foi até o local e iniciou os trabalhos de reparo, mas a moradora afirma que a falta de água em sua residência continua. “Desde quinta, nós estamos sem água. Tenho três crianças, sendo que a de 5 anos e a de 7 têm problemas respiratórios [bronquite] e se a minha casa não estiver sempre muito limpa eles provavelmente terão uma crise e precisarão serem internados”, comentou Jaciele.
A Jaciele disse que desde sábado, 20, tem contado com a generosidade de vizinhos que deixam ela e a família usarem o banheiro para fazem suas necessidades básicas e tomarem banho. “Nós temos usada o banheiro de vizinhos e indo se alimentar na casa da minha sogra e amigos. É humilhante ter que passar por essa situação”, finalizou a moradora.
SAAE
A reportagem entrou em contato com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Vilhena. O servidor público Renato, lotado na autarquia, informou que equipes iniciaram nesta manhã os trabalhos para solucionar o problema na localidade.
Segundo o servidor, as bombas dos poços que abastecem a região foram desligadas para diminuir o fluxo de água e a pressão do cano da rede central de distribuição. “Para que a equipe consiga fazer o reparo é preciso que as bombas sejam desligadas e isso já foi feito agora pela manhã. Assim que a pressão da água diminuir, o reparo será feito e as bombas religadas”, informou Renato.
O SAAE também informou, que desde quinta-feira, 18, as equipes estão trabalhando na manutenção de diversos poços de Vilhena e que a falta de água em alguns bairros é em decorrência deste trabalho.
A expectativa é que o abastecimento de água seja reestabelecido ainda hoje no bairro Embratel.
Fonte – Vilhena Noticcias
Reportagem – Renato Spagnol