Hemocentro lança campanha de captação de sangue e medula

O Hemocentro Regional de Vilhena lançou na noite desta quarta-feira, 18 de fevereiro, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Vilhena – ACIV, a campanha “Empresa Solidária” para a captação de doadores de sangue e medula óssea. Representantes de várias empresas da cidade foram convidados e marcaram presença.

campanha_hemocentro_18fevereiro2016_capa_bigthumb283Com o slogan “Sua empresa salvando vidas”, a campanha busca junto ao empresariado uma parceria para captar mais doadores. De acordo com Michely Toledo, Assistente Social do Hemocentro, a ideia de convidar dono e representantes de empresas para o lançamento da campanha é para tentar desmistificar o pensamento de que o funcionário doa sangue somente para pegar um dia de atestado. “Não existe nada que substitua o sangue humano. A doação de sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas. Este é um projeto grandioso para Vilhena e outros ainda virão”, disse Michely.

Apoiando o projeto, os acadêmicos Juliana Blem, José Freire e Deisiane Keunz Lobato do 7° período do curso de Serviço Social da Faculdade Unopar de Vilhena, palestraram sobre a importância e o foco do projeto “Sua empresa salvando vidas”. Freire apresentou dados do Ministério da Saúde, que apontam que apenas 2% da população brasileira doa sangue, sendo que o ideal seria de 3% a 5% da população.  Ele falou também das dificuldades que o Hemocentro de Vilhena encontra para manter um estoque do banco de sangue seguro apenas com coletas na unidade e por isso se faz necessário recorrer às campanhas de captação externa.

A acadêmica Deisiane Keunz ressaltou que o projeto “Empresa Solidária” tem como objetivo a participação no processo de conscientização e educação para a doação de sangue e Medula Óssea. “A empresa tem um papel importante de ‘espalhar’ essa ideia. Através das empresas, os potenciais doadores poderão conhecer melhor o processo de doação e a partir do momento em que as pessoas entenderem que a doação pode salvar uma vida, tudo será mais fácil”, disse Deisiane Keunz.

Almejamos que os conhecimentos adquiridos pelos colaboradores [empresários] das empresas possam contribuir para a compreensão e transmissão da mensagem sobre a doação voluntária de sangue e importância da doação da medula óssea, multiplicando a informação sobre o tema, visando incentivar o ato da doação de forma consciente e responsável”, enfatizou Juliana Blem.

 

Testemunhos                     

Os presentes no auditório ficaram comovidos com dois testemunhos apresentados a convite da Assistente Social do Hemocentro.

Raquel Eler testemunhou o drama que viveu anos atrás, quando sua filha Isabella Eler Silva, foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda (LLA). “Há quatro anos a Isabella foi diagnosticada com a LLA, e nós passamos a viver um drama na família. Como ela é filha única, nós buscamos um doador compatível de medula óssea em toda a família, mas nenhum foi compatível. A partir desse momento a Isabella foi colocada na busca nacional e internacional. Depois de quatro anos nessa luta para tentar encontrar algum doador compatível, nós recebemos a notícia de que tinha três possíveis doadores, sendo um brasileiro, um americano e o terceiro não foi informado de onde era. Faltando três meses para que a Isabella fosse internada para o transplante, o doador americano desistiu. Passados mais três meses apareceu um doador 100% compatível da Alemanha e no dia 21 de março de 2014 a Isabella conseguiu o transplante, testemunhou Raquel. Emocionada ela finalizou seu testemunho dizendo: “A doação da medula óssea é um gesto de amor que pode ser doado em vida. Ninguém precisa morrer para doar”.

O segundo caso apresentado foi do instrutor de Auto Escola Rodrigo Evangelista. Ele foi diagnosticado em 2015 com Mielofibrose, um tipo de câncer do sangue caracterizado por uma anormalidade que compromete o funcionamento da medula óssea. “É preciso irradiar essa boa vontade e o gesto de amor. Doem sangue, doe medula óssea, pois esse gesto pode salvar uma vida”, disse Rodrigo.

O instrutor faz acompanhamento médico constante, para evitar o risco de que a doença evolua para uma leucemia Mieloide Aguda. Segundo Rodrigo, ele está em fase de estágio com um possível doador. “Tenho esperanças de que em breve encontrarei o doador 100% compatível”, disse.

 

ACIV

O Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Vilhena – ACIV, Josémario Secco esteve presente no lançamento da campanha e se comprometeu a divulgar o projeto entre os mais de 700 associados.

“Nós divulgaremos no site da ACIV  e me coloco à disposição para que o projeto alcance sua meta e seja um sucesso”, falou Secco.

Hemocentro lança campanha de captação de sangue e medula; mãe conta drama que viveu e emociona plateia
Hemocentro lança campanha de captação de sangue e medula; mãe conta drama que viveu e emociona plateia
Hemocentro lança campanha de captação de sangue e medula; mãe conta drama que viveu e emociona plateia
“A doação da medula óssea é um gesto de amor que pode ser doado em vida. Ninguém precisa morrer para doar”. Raquel e sua filha Isabella.
Hemocentro lança campanha de captação de sangue e medula; mãe conta drama que viveu e emociona plateia
Rodrigo Evangelista. Diagnosticado em 2015 com Mielofibrose, um tipo de câncer do sangue, realiza tratamento e aguarda um doador compatível.
Hemocentro lança campanha de captação de sangue e medula; mãe conta drama que viveu e emociona plateia
 

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*