Rondoniense 2016 terá a ausência de seis campeões Estaduais; três estão na disputa

futebolOs torcedores rondonienses estão na contagem regressiva para o início de mais um Campeonato Estadual Profissional, promovido pela Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), com a primeira rodada marcada para o dia 5 de março. No total, em campo, a competição terá o brilho de 11 títulos estaduais e mais 9 vices campeonatos. Mas não cantará com seis campeões estaduais que juntos têm 14 títulos.
O papão de títulos na década de 90, o Ji-Paraná Futebol Clube entrará em campo ostentando os 9 títulos já conquistados em 25 edições do Estadual realizadas na Era Profissional. O Ji-Paraná também soma três vices campeonatos. Este ano, o time trouxe o técnico Jadson Oliveira que mantém os treinos fortes e com poucas folgas para garantir uma equipe segura no campeonato.
O Guajará Esporte Clube também entra na disputa do Estadual com um título na bagagem. A conquista foi em 2000, diante do Genus. O Guajará disputou ainda a final de 98, perdendo o título para o Ji-Paraná. Agora com o técnico boliviano Hernán Oliveira, o Guajará deve manter parte do elenco que defendeu o Glorioso em 2015 como base para a nova equipe.
O mais novo a ingressar na galeria de campeões é o Sport Club Genus de Porto Velho. O time perseguia a taça desde 2000, quando perdeu a final para o Guajará Esporte Clube, ficando com o vice-campeonato. Em 2009, o título também bateu na trave e foi conquistado pelo Vilhena Esporte Clube (VEC) que este ano pediu afastamento do estadual. Mas, o Genus deu a volta por cima e conquistou o tão sonhado título no ano passado, justamente contra o VEC. Com a conquista, o Genus tirou a Capital de uma incomoda fila de mais de uma década (antes, o único título de Porto Velho era do extinto CFA). Em busca do bicampeonato, o Genus terá poucas mudanças em relação do time que conquistou o título do ano passado, mantendo, inclusive, a parceria com o Nacional de Rolândia/PR, com a experiência do técnico Claudemir Pontin.
Mas, nada será fácil para os detentores de títulos de Estaduais. Rolim de Moura Esporte Clube, Rondoniense Social Clube, Real Desportivo Ariquemes Futebol Clube, Sport Club Morumbi Rondoniense e Ariquemes Futebol Clube começaram forte a pré-temporada e prometem desbancar os “medalhões” de títulos. Vale ressaltar que o município de Ariquemes tem dois títulos estaduais que foram conquistados pela antiga Sociedade Esportiva Ariquemes. No caso, o Ariquemes Futebol Clube tem três vices campeonatos (2010/2011/ 2014).
O Rolim de Moura já tem quilometragem em disputa do Campeonato Estadual, mas nunca chegou à uma disputa de títulos na Primeira Divisão. Os estreantes na divisão de elite do futebol do Estado, o Morumbi, Real e Rondoniense estão em ritmo acelerado nos treinamentos.
ESTÃO FORA
Outros “medalhões” de títulos de estaduais estão afastados da elite do futebol rondoniense, como o VEC, com 5 títulos; o Ulbra, com 3; o União Cacoalense, com 2; o Sociedade Esportiva Ariquemes, com 2; e CFA e Espigão com 1 título cada.

Fonte: FFER
Autor: Rogério Perucci com informações da assessoria da FFER

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*