Representante de empresários visita prefeito e se coloca como pré-candidato

thumb (23)O advogado e empresário José Mário Secco  presidente da Associação Comercial e Empresarial de Vilhena (ACIV), esteve no gabinete do prefeito Zé Rover (PP) para ser homenageado pela recente conquista da vice-presidência da Federação das Associações Comerciais e Industrias de Rondônia (FACER), função em que foi empossado no último dia 14.
Durante a visita, o dirigente cumprimentou o prefeito pelo apoio prestado ao frigorífico JBS Friboi, que está aumentando a quantidade de exportação desta unidade, enquanto varias outras plantas vem  demitindo em massa. Aqui em Vilhena, houve aumento na produção e, neste mesmo sentido, Secco também citou que foi uma conquista estar conseguindo instalar duas multinacionais no município ao mesmo tempo: o Atacadão, pertencente ao Grupo Carrefour, cuja construção está bem adiantada, e as Lojas Havan, que iniciarão as obras a qualquer momento. Este último empreendimento trabalha com projeto de 120 dias para estar com tudo pronto a partir do lançamento da instalação, e vai gerar muitos empregos, atendendo de forma regional.
Quanto aos comentários de ambos os varejistas vão prejudicar o comércio local, segundo o representante da ACIV, isso é um  engano: em outras localidades essas empresas atraem consumidores de muitos lugares, o que faz aquecer ainda mais a economia.
Outro assunto tratado na reunião foram as diferenças da administração privada para a pública. Embora os princípios sejam os mesmos, na prática existem pontos extremos, como por exemplo o Gestor Público tem seus atos vinculados a apreciação do LEGISLATIVO, MP, MPF, CONTROLADORIA, TRIBUNAL DE CONTAS. Ou seja, existe um controle interno e externo, enquanto que na administração privada o Gestor é livre para decidir e executar decisões. Por esses motivos Josmário comentou sobre o receio de empresários em contribuir com a administração pública, pois mesmo que o Gestor realize tudo com transparência, é quase impossível não ter incômodo com processos. E mesmo que o Gestor apresente defesa e seja absolvido posteriormente, esses procedimentos colocam em dúvida diante da opinião pública a postura e conduta da pessoa e isso é inaceitável pela maioria.
Foi definido pelo prefeito junto ao presidente da ACIV a implantação de um Observatório Social (OS) nos moldes dos que já existem em algumas cidades do Brasil. Rover citou o exemplo de Londrina (PR) onde a instituição foi implantada hà alguns anos e tem auxiliado os chefes do executivo. Nessa etapa de sua gestão, argumentou Rover, é extremamente necessário demonstrar de forma aberta à sociedade e aos órgãos de fiscalização como estão sendo geridas as finanças públicas.  “ Observatório Social é um  órgão de controle social, que tem como meta fiscalizar os  licitações, contratos, contratações ou seja gastos públicos de um modo geral, evitando o desperdício de recursos. Profissionais de diversas áreas trabalham voluntariamente e formam o corpo diretivo da instituição, algumas entidades que representam a sociedade civil participam através de seus representantes”, lembrou o prefeito, acrescentando que “este ato demonstra transparência, boa vontade e responsabilidade com a coisa pública.
Entre vários assuntos discutido no encontro, ao final Josemário Secco também dialogou com o prefeito e afirmou que, apesar das dificuldades que enfrentam os mandatário no Brasil, não é tolerável que nenhum empresário se prontifique a contribuir com a cidade onde mora e com o seu futuro  e dessa maneira está iniciando um trabalho, colocando-se à disposição da sociedade como pré – candidato à sucessão do próprio anfitrião no pleito deste ano.
O prefeito comentou que Josemário tem atribuições que o qualificam para a função, pois é dirigente de uma grande instituição e está realizando um “ótimo trabalho”, além de ser advogado e um “legitimo vilhenense. E foi além “Tem carisma e é muito gentil, o que é indispensável para um homem público”.
O Observatório Social será efetivado pela ACIV, e os primeiros trabalhos o prefeito solicitou que sejam nas licitações do saneamento, que é um valor que ultrapassa r$ 100 milhões e uma obra que vai demorar 4 anos no mÍnimo para ser concluída. Além do saneamento de 100% da cidade existe também a licitação das multivias, que deve acontecer no mês de abril ou maio junto ao DNIT.

Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Assessoria

 

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*