Policia realiza operação em fazenda, e acaba prendendo dez pessoas, armas e munições

a-armas-hjNesta quinta-feira, 15 de setembro o 3º Batalhão de Polícia Militar – 3º BPM, deflagrou uma operação para fins de cumprimento de ordem judicial mediante mandado de constatação, intimação, identificação civil e prisão da 2ª Vara Civil, da comarca de Vilhena.

Os focos foram nos lotes 62, 63 e 64 no setor 08, linha 85 na fazenda Vilhena, os lotes ficam próximos onde cinco homens foram assassinados em uma chacina no dia 17 de outubro de 2015. A operação que se iniciou por volta das 5h00 da manhã desta quinta-feira envolveu diversas guarnições policiais sendo a Força Tática, Grupo de Operações Especiais – GOE, Polícia Rodoviária Estadual – PRE, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Núcleo de Inteligência – NI e uma equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM.

A primeira meta era chegar na sede do lote 62, que estava tomada pelos posseiros. Ao chegar no local, houve uma pessoa que resistiu a abordagem e acabou se embrenhando na mata, porém os policiais perseguiram o fugitivo e conseguiram localizá-lo e detê-lo para ser conduzido até a Delegacia de Polícia.

Em abordagem e revista nas instalações da sede no lote foram encontradas duas espingardas calibre 36 sem identificação, além de sete munições calibre 22, sete munições calibre 32, uma munição calibre 7,65mm, dez munições calibre 32, doze munições calibre 38, dez munições calibre 44, dez munições calibre 28, quatro munições calibre 32 (espingarda), seis munições calibre 36 (espingarda) e três munições calibre 20 (espingarda). Todas essas estavam intactas. Também haviam munições deflagradas, sendo elas cinco cartuchos calibre 28, um cartucho calibre 20, três cartuchos calibre 32, dez cartuchos calibre 36 e seis cartuchos calibre 38.

Para recarga dos cartuchos haviam sete tubos de pólvoras, cinco tubos de chumbo, três caixas de espoleta além de outros equipamentos para recarga das armas. Também foram encontradas lanternas, coldre de arma curta, dentes de animais silvestres, duas motosserras e uma motocicleta que foi conduzida ao pátio do CIRETRAN por estar irregularidades na documentação.

Algum tempo depois que estava havendo a abordagem no local, alguns homens chegaram em uma camionete e alguns deles confirmaram estar residindo na sede da fazenda há aproximadamente 40 dias. Na residência havia estocagem de alimentos e os homens informaram que em média outros 30 posseiros frequentam o local esporadicamente.

Após a abordagem e revista na sede da fazenda, a equipe de fiscalização se deslocou por uma área de litígio e encontraram um acampamento no interior da mata onde encontraram um homem que estava no local juntamente com uma motosserra, uma espingarda calibre 32 com um cartucho intacto, uma bolsa com mais dois cartuchos calibre 32, uma caixa de espoleta, dois tubos de chumbo e um tubo com pólvora. O homem que estava no acampamento confessou participar da extração de madeira Itaúba, sendo que os policiais relataram ter encontrado diversos palanques da madeira nas laterais da estrada.

Em patrulha ao redor do acampamento, foram encontrados mais dois homens, um estava transitando pela estrada improvisada portando uma faca e outro estava em um acampamento com um barraco que tem acesso devido a um carreador feito mata adentro. Uma área estava bastante desmatada ao redor desse barraco e o homem que foi encontrado assumiu estar participando da extração também de madeira Itaúba.

Após a revista e abordagem nos três locais, foi encontrado outro barraco onde havia um homem de posse de uma lanterna e dizia ser posseiro e também informou aos policiais que há cerca de um dia, duas pessoas também estavam no barraco.

Nas proximidades do local, foi encontrado outro homem que disse ser posseiro. Quando os policiais retornaram até a sede, um último homem apareceu e contou que está residindo na fazenda há aproximadamente 15 dias e está no local por motivos de tentativa de posse.

No total, dez pessoas foram conduzidas até a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Vilhena, onde foi realizado um registro de ocorrência e as pessoas foram apresentadas ao delegado de plantão para as medidas cabíveis. Um veículo que estava com irregularidades na documentação foi encaminhado para o pátio da CIRETRAN e outros que também haviam sido conduzidos até a delegacia foram liberados para os proprietários por estarem com documentação em dia.

Nenhum dos conduzidos assumiu ser proprietário dos pertences que foram recolhidos, exceto uma motosserra, que um dos indivíduos afirmou ser o responsável e disse que ela está com os documentos de apropriação corretos.

FONTE: Vilhena Notícias

a-homens-hj

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*