Pacientes relatam acúmulo de lixo dentro do Hospital Regional após demissão de zeladoras

lixo 03A redação do VILHENA NOTÍCIAS recebeu nesta semana a queixa por parte de pacientes do Hospital Regional de Vilhena – HRV, no tocante à limpeza da unidade. Através do correio eletrônico (e-mail), a denúncia, com fotos, informava que funcionárias da limpeza teriam pedido demissão em massa e o lixo não estaria sendo recolhido o que teria gerado o acúmulo de sujeira pelas instalações do hospital, deixando a situação caótica dentro da unidade.

O HRV possui 200 leitos e é um centro de referência da região Cone Sul de Rondônia e atende pacientes de parte do Mato Grosso. Por telefone a reportagem falou com Faiçal Ibrahim Akkari, diretor da unidade hospitalar.

À reportagem, Faiçal disse que o hospital tinha no começo do ano 26 zeladoras em seu quadro de funcionários, sendo a maior parte comissionado, mas nos últimos meses, esse número reduziu-se a 14 profissionais da limpeza, dos quais, duas encontram-se em licença maternidade e outras duas pediram demissão na última semana, o que totaliza atualmente, apenas 10 zeladoras em atividade. O diretor não informou os motivos que levaram à prefeitura a reduzir drasticamente o número de funcionários do setor de limpeza.

“Nós estamos encontrando uma dificuldade muito grande para gerir esse problema. O número de funcionários reduziu de maneira drástica, e como manter a mesma condição de limpeza com menos da metade dos funcionários?”, questionou Faiçal Ibrahim.

O diretor explicou que, a limpeza dos setores de Pronto Atendimento, Unidade de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico tem o serviço de limpeza terceirizado. “O serviço de limpeza do pronto socorro, UTI e centro cirúrgico é terceirizado e não estamos tendo nenhum problema. A nossa dificuldade é em relação aos outros setores do hospital, que é limpo por funcionários da prefeitura, alguns concursados, outros comissionados”, comentou Faiçal.

Ainda segundo o diretor, a secretária de saúde já foi informada sobre a situação e o déficit nos funcionários da limpeza. “Nós já informamos e solicitamos a contratação de novos funcionários, mas a auditoria não autoriza novas contratações. Estamos de mãos atadas e fazendo o que podemos”, finalizou o diretor.

A reportagem tentou contato com Adilson Bernadino, atual Secretário Municipal de Saúde, mas as ligações não foram atendidas.

Fonte – Vilhena Noticias

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