Hackers invadem sistemas da prefeitura de Cerejeiras e “seqüestram” arquivos

Ataque acontece logo após implantação de ferramenta digital
thumb (19)Os computadores de empresas privadas – e agora até de organizações públicas – em Cerejeiras têm sido alvo de um crime de vandalismo virtual. Os sistemas operacionais das entidades têm sido alvo de hackers, que são profissionais, por assim dizer, com altíssimo conhecimento em informática, mas que utilizam essa habilidade para instalar programas destrutivos em computadores dos outros, à distância, pela internet.
Recentemente, duas empresas foram alvo desse tipo de ação em Cerejeiras. Em uma delas, arquivos digitais foram capturados pelos vírus destrutivos implantados remotamente pelos hackers.
Um dia após o FOLHA DO SUL ON LINE ter divulgado que a Prefeitura de Cerejeiras implantou um a ferramenta digital de informação ao cidadão, o sistema foi alvo de um hacker. A plataforma está fora do ar e não há previsão de ser restaurada. Quem acessa o sistema se depara com a imagem que ilustra esta reportagem.
Há informações extraoficiais de que arquivos da Prefeitura de Cerejeiras também foram “sequestrados”, ou seja, os hackers roubaram os dados e podem agora pedir dinheiro para a liberação deles. A prefeitura cerejeirense já tinha feito um “backup”, ou seja, arquivado os dados em outros computadores.
Na condição de anonimato, um profissional da Tecnologia de Informação (TI) de Cerejeiras afirmou que essas ações recentes de vandalismo virtual no município parecem ser de hackers de fora até do país. “Isso é trabalho de profissional. Nem temos aqui gente com a capacidade para instalar esse tipo de programa destrutivo que tenho visto por aqui”, explicou o profissional.

Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*