Eletrobras realiza substituição de medidores mecânicos por eletrônicos

medidores_eletrobras_24novembro2015_capa_bigthumb595A Eletrobras Distribuição Rondônia está realizando a substituição dos antigos medidores de energia mecânicos pelos novos modelos eletrônicos. A reportagem do VILHENA NOTÍCIAS conversou na tarde de terça-feira, 24 de novembro, com Antônio Inácio Gonçalves, líder da distribuidora no Cone Sul.

À reportagem Gonçalves disse que a substituição é necessária, pois os medidores mecânicos possuem uma vida útil diferente dos modelos novos. “O medidor eletrônico é mais preciso e com a instalação dele evita-se as perdas naturais do medidor. Os antigos modelos possuíam de fábrica uma vida útil de aproximadamente 15 a 20 anos, e com isso era natural as perdas, diferente dos medidores eletrônicos que não possuem vida útil definida, além claro da precisão na medição. O medidor mecânico sai de fábrica com uma margem de erro de mais ou menos 4% de medição, já nos eletrônicos essa margem é de apenas 2%, ou seja, existe uma precisão mais eficaz na leitura”, disse ele.

O líder da Eletrobras no Cone Sul, disse que 50 mil medidores monofásicos estão sendo substituídos no Estado de Rondônia. Em Vilhena, o trabalho já vem sendo feito. “No estado, a empresa está realizando a substituição de 50 mil medidores. Esses aparelhos foram comprados pela empresa através de um financiamento junto ao Banco Mundial”, comentou.

De acordo com Gonçalves, a substituição dos medidores é feita com base em dados técnicos registrados no sistema de monitoramento da Eletrobras. “Não é o cliente que solicita a substituição, somos nós que identificamos através do nosso sistema a necessidade de substituição do aparelho. Através do número do medidor, da marca e do ano da unidade consumidora (residência) nós sabemos o estado do medidor. Através de licitação a empresa terceirizou o serviço de substituição dos aparelhos. Em alguns casos, além do medidor é feita também a troca do ramal de serviço para garantir melhor segurança”, finalizou Antônio.

Por – Renato Spagnol

Fonte – Vilhena Noticias

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*