Denúncias ao MPF agora podem ser feitas através de celular

thumb (39)Cidade é uma das três de Rondônia com salas de atendimento
O Ministério Público Federal (MPF) está mais próximo do cidadão e acessível também por meio de aplicativos móveis. O “SAC MPF” proporciona que qualquer cidadão possa fazer denúncias em tempo real, solicitar informações e pedir informações processuais por meio do aplicativo gratuito, já disponível para smartphones com sistemas iOS e Android.
Com a ferramenta, o órgão busca evoluir e inovar com instrumentos mais modernos, além de favorecer a transparência e garantir acesso às informações de forma mais rápida. O aplicativo foi pensado com a finalidade de aumentar a fiscalização e promover a inclusão. Pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou que o uso do celular para acessar a internet ultrapassou o uso do computador pela primeira vez no Brasil
.
Alguns exemplos de irregularidades que podem ser enviadas pelo aplicativo: obras públicas inacabadas, ilícitos ambientais e compra de votos. Para melhor identificar os problemas, é possível fazer o registro da manifestação com anexos de até 12 MB (documentos, fotos, áudios e vídeos).
Como 2016 é ano de eleições municipais, o MPF espera que a ferramenta seja bastante utilizada, principalmente nas cidades pequenas, onde não há procuradores regionais eleitorais. Disponível gratuitamente na Apple Store e na Google Play Store, o aplicativo foi desenvolvido pela área de tecnologia da informação do MPF e é baseado em software já existente, criado para a Sala de Atendimento ao Cidadão do MPF por meio eletrônico (cidadao.mpf.mp.br). Tanto na Sala de Atendimento ao Cidadão pelo desktop quanto no SAC MPF o usuário deve cadastrar a manifestação por meio de um formulário simples, com uma descrição da solicitação.
O aplicativo está incluído no planejamento estratégico institucional, assim como a criação das salas de atendimento ao cidadão. Em Rondônia, as salas de atendimento ao cidadão estão disponíveis em Porto Velho (rua José Camacho, 3307, Embratel, telefone 3216-0500), Ji-Paraná (rua Presidente Vargas, 925, 1º andar, Centro, telefone 3411-2400) e Vilhena (avenida Major Amarante, 4040, 3º andar, Centro, telefone 3316-1851). O tempo médio de resposta ao cidadão é de 4,7 dias e 96,3% das manifestações finalizadas nesse período.

Fonte: Foto ilustrativa

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*