CONFIRA – Quem é quem na 27ª fase da Lava Jato

As prisões da 27ª fase da Lava Jato, nesta sexta-feira (1º), trouxeram de volta à cena policial personagens de casos que ficaram famosos, como o Mensalão do PT e a corrupção em Santo André, cidade do ABC paulista. Veja abaixo quem é quem.

Ronan Maria Pinto (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ronan Maria Pinto
Empresário do ABC que atua no setor de transporte e coleta de lixo e é dono do jornal Diário do Grande ABC. Em 2015 foi condenado a 10 anos e 4 meses de prisão por ter participado de um esquema de corrupção no setor de transportes na prefeitura de Santo André entre 1999 e 2001.

O nome dele também apareceu nas investigações da Lava Jato depois da prisão do pecuarista José Carlos Bumlai.

Silvio Pereira, o Silvinho (Foto: Reprodução/TV Globo)

Silvio Pereira, o Silvinho
Se envolveu no mensalão do PT ligado ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. O secretário-geral do partido chamou a atenção pela primeira vez, em 2005, com a revelação de que havia recebido de presente uma Land Rover da empresa GDK, fornecedora da Petrobrás.

Logo em seguida, ele pediu para se desfiliar do PT e anunciou que abandonaria a política. Antes de ser julgado, fez um acordo para prestar serviços comunitários e não ser preso.
O nome dele voltou a aparecer agora, nas investigações da Lava Jato. O empresário Fernando Moura, que chegou a ser preso na operação e aceitou fazer delação premiada, disse que uma vez pegou R$ 600 mil em dinheiro na casa de Silvinho. Segundo Moura, a quantia tinha sido entregue por uma fornecedora da Petrobrás.

Em outro depoimento, Moura disse que o ex-secretário-geral do PT recebia “um cala boca” de dois empreiteiros para não falar o que sabia sobre o esquema.

Delúbio Soares (Foto: Reprodução/TV Globo)

Delúbio Soares
Era tesoureiro do PT e foi condenado a 6 anos e 8 meses de prisão por corrupção ativa no caso do mensalão. Foi preso em 2013 e em 2014 foi autorizado a cumprir pena em prisão domiciliar. No fim do ano passado, o Supremo Tribunal Federal concedeu a ele o perdão da pena.

Breno Altman (Foto: Reprodução/TV Globo)

Breno Altman
É um jornalista ligado ao PT e ao ex-ministro José Dirceu.O nome dele já havia sido citado no esquema do Mensalão pela contadora Meire Poza. A Polícia Federal disse que Altman é o elo entre o PT e Ronan Maria Pinto.

Meire disse em depoimento que recebeu do jornalista R$ 45 mil em três parcelas para que fosse feito o pagamento da multa de um dos condenados por lavagem de dinheiro no esquema do mensalão, Enivaldo Quadrado, sócio da corretora Bônus Banval.

Fonte – G1

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*