Campanha Maio Amarelo é lançada em Vilhena

maio_amarelo_capa-big_vilhena_noticias_04-05-2016-36Na manhã desta quarta-feira, 04 de maio, foi lançada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Vilhena – ACIV a campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar a população para a redução no número de acidentes de trânsito. Em Vilhena a campanha é uma parceria da Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – Semtran e ACIV. Foram convidados para a cerimônia de lançamento o 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e outras autoridades do m
unicípio.

Os servidores Filipe Braga e Claudineia Brigel da Ciretran de Vilhena, fizeram uma explanação sobre os dados estatísticos da cidade, do país e falaram sobre a importância do MaioAmarelo. “O objetivo desse movimento é colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades”, disse Braga.

Braga também lembrou, que a escolha do mês de maio foi motivada por uma proposta da Organização das Nações Unidas – ONU, quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações é sempre realizado no mês de maio em todos os países.

Os palestrantes levantaram dados que apontam para a triste realidade do trânsito brasileiro e em específico o local. Segundo Braga, os acidentes de trânsito representam a 3° causa de morte no Brasil e somente em 2013, foram registradas 42 mil mortes em decorrência de acidentes de trânsito. Esse número representou um total de 173 mil internações hospitalares, com um custo de 130 milhões de reais ao Estado. De acordo com dados do IPEA e DATADUS, o país gasta aproximadamente 230 bilhões de reais por ano com acidentes de trânsito.

Durante a explanação, os servidores da Ciretran apresentaram dados estatísticos do ano de 2015 em Vilhena.

Frota de veículos em Vilhena:

Motocicletas e Motonetas

21800

Automóveis, Caminhonetes e Caminhonetas

23093

Reboques e Semi-reboques

3819

Caminhão e Caminhão Trator

3118

Os dados apontam que a frota aumentou em 24% de 2012 a 2015.

Dentre as infrações de trânsito, Braga disse que estudos apontam que a infração de falar ao celular é o campeão entre os condutores. Somente em 2015, 1.044 pessoas foram autuadas. Outras infrações comuns registradas em 2015 são; não portar documentos obrigatórios, condutor inabilitado, veículo não licenciado e embriaguez na direção. Ainda no ano de 2015, foram registrados pelas autoridades competentes, um total de 779 acidentes com 945 vítimas, sendo 16 fatais. Esses números segundo Braga, mostrou que em relação a 2014 houve um aumento de 300% nas ocorrências de acidentes de trânsito em Vilhena.

A campanha MaioAmarelo deverá ser encerrada no último dia do mês de maio onde deverá ser realizada uma passeata, mas os coordenadores anunciaram que ações educativas em prol do trânsito consciente serão realizados ao longo de todo o ano de 2016.

 

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*