Câmara quer aumentar o número de vereadores em Vilhena: Votação é nesta terça-feira (22)

camara-de-vereadores-de-vilhena-1Por determinação do presidente da Casa de Leis, vereador Junior Donadon (PMDB), a Câmara de Vilhena vai realizar, nesta terça-feira, 22 de setembro, sessão extraordinária.

O ponto mais polêmico colocado na pauta é a votação em 2° Turno da Proposta deEmenda à Lei Orgânica alterando o número de vereadores de 10 para 13. Se aprovada, a proposta valerá já para a próxima legislatura. No dia 8 de setembro, a proposta que foi votada em 1° Turno recebeu o sim de 9 parlamentares. O único a dar voto contrário foi o vereador José Garcia (DEM).

Naquela ocasião, o vereador Vanderlei Graebin (SDD) afirmou que, caso aprovada, a Câmara voltará ao número original desde sua criação, em 1983. “Recebemos manifesto de mais de 20 líderes partidários e chegamos ao consenso que 13 é o número ideal”, salientou.

Por sua vez, o vereador Junior Donadon, presidente da Casa de Leis, frisou que, em função da proporcionalidade do número de habitantes, Vilhena pode ter até 17 vereadores, mas que 13 é um número de consenso entre seus pares. “Os vilhenenses terão mais representantes para cobrar melhorias à sociedade”, pontuou.

Nas últimas semanas, o site VILHENA NOTÍCIAS lançou uma enquete para saber a opinião do internauta quanto a proposta. Até às 11h33 desta segunda-feira, 21, 96% dos votantes se dizem contrários à proposta de aumentar o número de vereadores.

Outros pontos a serem colocados em votação na sessão extraordinária, visam o andamento eficaz da gestão pública, entre eles, abertura de autorização do Executivo para efetuar transferência de dotação orçamentária para paramento de médicos referente ao mês de agosto e folha dos servidores referente ao mês de setembro; além autorização para aquisição de peças e serviços para veículos e pagamento de energia elétrica do SAAE.

A sessão está programada para iniciar às 08h00. A atual legislatura da Câmara de Vilhena, conforme a opinião pública, tem honrado o compromisso com a comunidade, cumprindo o papel de formalizar indicações, requerer e fiscalizar os atos do Executivo.

É importante ressaltar que os vereadores não recebem aumento nos vencimentos devido às sessões extraordinárias, o que está proibido por Lei Federal.

 

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS/ASSESSORIA

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*