​ Alunos do curso de Tecnologia do IFRO conhecem estrutura da TI do TRT14

Acompanhados pelos professores, os 24 alunos foram recepcionados pela Secretária de Tecnologia e Informação e Comunicação, Cristiane Mendonça,  que apresentou a estrutura organizacional da TI no âmbito da 14ª Região, e destacou o atendimento às 32 Varas do Trabalho em Rondônia e Acre. “É com satisfação que recebemos os estudantes e podermos contribuir com a formação acadêmica deles, para que possam futuramente desempenhar suas atividades como profissionais de TI com maior qualidade e desenvoltura.”
No Plenarinho o Tribunal, os servidores José Neto e Andrus Sandres, do Núcleo de Infraestrutura da SETIC, apresentaram a Infraestrutura do Regional, destacando a Sala Cofre e a Sala de Telecomunicações (Telecom), bem como o suporte e Segurança da InformaçãoTecnológica do Tribunal.
O chefe do Núcleo de Desenvolvimento dos Sistemas de Informática, José França, apresentou através de “slides”, os principais Sistemas de Informática em uso no Regional, além de soluções voltadas ao público externo, tais como: Aplicativo para Dispositivos Móveis e Otimizador de PDF.
O Juiz Auxiliar da Presidência, Edilson Cortez destacou a importância dessa visita, proporcionada pelo “JT de Portas Abertas”, que além desse contato com a área de TI, conheceram a estrutura organizacional do Regional e os avanços proporcionados através do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).
A Secretária Judiciária, Ada Alves, destacou os programas de responsabilidade socioambientais, desenvolvidos: JT Vai à Escola, JT Vai à Empresa, JT Solidária, TRT Comunidade e o  JT de Portas Abertas. “A visita de vocês faz parte da Ação ‘JT de Portas Abertas’, que  proporciona o  conhecimento da estrutura do Tribunal e  tem como objetivo contribuir na formação profissional”, ressaltou.
Para Tairine Queiroz, que está concluindo o curso, esse contato vem agregar conhecimento. “Algo que era desconhecido para mim, é muito interessante saber sobre os sistemas desenvolvidos, como a área de informática do Tribunal funciona”, falou entusiasmada.
“O interessante é que conhecendo o ambiente, o real, o ponto de vista muda porque quando você observa tudo pelo ponto de vista teórico fica muitas lacunas e  conhecendo na prática, você vê realmente aquilo que se vislumbrou na teoria, e você consegue identificar as limitações que existem da profissão, as coisas que você pode alcançar e o leque de possibilidades da profissionalização”, argumentou o estudante Daniel Pinheiro dos Santos.
“Essa visita técnica, proporcionada pelo ‘JT de Portas Abertas’, é muito importante para os alunos, porque eles estão estudando isso em sala de aula, então visitar pessoalmente o local que identifica o ambiente de, o ambiente de desenvolvimento e de infraestrutura, isso leva a prática também, o futuro deles”, destacou a professora Mariela Mizota Tamada.
O Justiça&Cidadania fez cobertura da visita. Clique aqui e assista.
Ascom/TRT14 (Alberto Alves)

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*