A Delegacia de Polícia Civil registrou sete furtos à residência na noite do Natal em Vilhena (RO), distante 700 quilômetros de Porto Velho. Os crimes aconteceram no Bairro Embratel, Bodanese, Alto Alegre, Setor 6, Parque Industrial Novo Tempo, Nova Vilhena e no Centro da cidade. Em um dos casos, os suspeitos teriam arrombado a porta da propriedade e levado mais de R$ 4,5 mil em dinheiro. Até o fechamento desta reportagem, nenhum dos suspeitos havia sido localizado.
Dois dos furtos aconteceram em imóveis situados no Bairro Embratel. Uma das vítimas, uma mulher de 35 anos, conta que saiu de casa no sábado (24) para passar o Natal em Colorado do Oeste (RO). Quando retornou, deparou-se com a janela da propriedade arrombada. Os suspeitos teriam levado sua bicicleta, uma botija de gás e vários frascos de perfumes.
A outra vítima que mora no mesmo bairro, um rapaz de 29 anos, relatou que se ausentou por poucas horas de casa e quando retornou, encontrou a janela da cozinha quebrada e deu por falta de uma televisão de 42 polegadas e de um aparelho de vídeo game.
saiba mais
No Bairro Bodanese, suspeitos teriam invadido a casa de um jovem de 23 anos após danificarem a cerca elétrica. Eles furtaram um par de tênis. Já no Bairro Alto Alegre, o morador contou que levaram de sua casa uma motocicleta.
No Setor 6, a ação dos suspeitos iniciou após conseguirem retirar o portão da entrada e quebrarem a janela de vidro que dá acesso a um quarto. Do imóvel, eles levaram uma televisão de 32 polegadas, um notebook e um videogame.
No Parque Industrial Novo Tempo, mesmo com o portão trancado com correntes e cadeados, os suspeitos invadiram a casa de uma mulher de 40 anos. Na ocasião, furtaram vários equipamentos elétricos como uma máquina de solda, furadeira e uma plaina elétrica.
Em Nova Vilhena, o alvo foi a casa de um idoso de 65 anos. Os suspeitos teriam arrombado a porta da residência e furtado R$ 4,5 mil em dinheiro. O último furto aconteceu no Centro da cidade. A vítima, uma mulher de 43 anos, falou que sumiu uma roçadeira e várias de suas galinhas.
Em todos os casos, a Polícia Militar (PM) realizou buscas para tentar localizar os suspeitos. Porém, até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.
Dicas de segurança
O comandante do 3º Batalhão da PM, Rildo José Flores, explicou que nesse período do ano, muitas famílias aproveitam as férias para irem viajar, mas esquecem de que o imóvel vazio se torna um alvo fácil para os criminosos.
Por isso, orienta para que os moradores conversem com os vizinhos antes de se ausentarem por mais de um dia de casa, pedindo para que eles ajudem a manter a segurança nem que seja guardando a correspondência da caixa de correio.
“É que, muitas das vezes, o indivíduo chega e vê a caixa de correio cheia, a luz da área acessa de dia e de noite. Daí ele conclui que ali não tem ninguém. O interessante é procurar um dos vizinhos. Esse apoio entre a sociedade faz com que diminua significativamente essas situações. Lembrando que no Art. 144 diz que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Então cabe a cada um verificar a segurança, porque em muitos casos, o que faz o ladrão é a oportunidade”, finaliza Flores.