O diretor geral da União das Escolas Superiores de Rondônia (Unesc), Ismael Cury, esteve esta semana em Vilhena, visitou o estúdio da Positiva FM e anunciou que, com aval do Ministério da Educação, o curso de Medicina na unidade da instituição no município está marcado para ter início no segundo semestre deste ano.
De acordo com informação do diretor, no mês de julho de 2015, o Ministério da Educação divulgou os resultados das propostas das faculdades com interesse em abrir curso de Medicina e garantiu que Vilhena foi o único município da região Norte contemplado para o recebimento de um curso de Medicina e que a Unesc ficou em primeiro lugar entre mais de uma dezena de faculdades postulantes ao curso.
O curso de medicina, em Vilhena, contará com apoio IEP/Hospital Sírio Libanês de São Paulo, principalmente na capacitação docente para a atuação com as metodologias ativas e que estará à disposição nas áreas de atenção à Saúde, Educação na Saúde e gestão em Saúde.
Durante visita à Vilhena, Ismael Cury foi recepcionado pelo empresário Moacir Crocceta que doou a área onde está instalada a Unesc em uma quadra no residencial Orleans.
Histórico – A Unesc é uma instituição de ensino superior mantida pela Associação Educacional de Rondônia, fundada em 14 de março de 1985. Sua origem se deu com a criação da primeira faculdade particular do estado – a Faculdade de Educação de Cacoal – que iniciou suas atividades em julho de 1987 com a implantação do curso de Pedagogia. Antes disso, porém, desde 1985, já ministrava curso preparatório para o vestibular em sala alugada em escola de ensinos fundamental e médio de Cacoal.
Seu corpo discente é formado por alunos provenientes, na graduação, de municípios e distritos do interior do Estado e, na pós-graduação, de diversos municípios de Rondônia. Sua atuação como instituição de ensino superior ultrapassa as divisas do Estado, contribuindo para a formação científica, educacional, tecnológica e profissional da população da região Norte do país.
Em 2009, a Unesc foi credenciada pelo MEC para se instalar no município de Vilhena (campus II) por meio da Portaria nº 1223/2009. Em 2010 foram autorizados os dois primeiros cursos – Ciências Contábeis e Biomedicina. Em 2013, iniciou atividades também na capital, Porto Velho (campus III), após credenciamento pelo MEC por meio da Portaria nº 1.279/2012, com a autorização do curso de Engenharia Civil.
Seu papel nessa entrada do século vinte e um não se restringe somente à formação desses profissionais para o mercado de trabalho. Estende-se para uma ação pedagógica capaz de abrir horizontes, mostrar novas idéias e concepções, dar oportunidade de escolha, conscientizar sobre o importante papel do homem na sociedade nesse constante processo de evolução e transformação, assumindo-se como uma instituição aberta à comunidade e ciente de sua responsabilidade social.
Missão – Produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício pleno da cidadania, mediante formação humanística, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho e para a melhoria das condições de vida da sociedade.
Objetivo Geral – Preparar o acadêmico para o mercado de trabalho, fundamentando seu “saber fazer” nos princípios científicos atuais e normas legais vigentes para um mundo globalizado.
Compromisso com a Excelência – O comprometimento com a excelência é, por natureza, uma exigência intrínseca à própria razão de ser e de atuar das Instituições de Ensino Superior. Enquanto tal, a Unesc se define como instituição ao mesmo tempo aberta e compromissada. Aberta para o mundo do conhecimento e para o novo, em constante reformulação do pensamento e redefinindo, permanentemente, o seu padrão de qualidade; e compromissada, enquanto posto de vanguarda da comunidade, consciente da sua inserção social e da sua responsabilidade para com os destinos da sociedade.
Redação
Foto: Ribamar Araújo