Após conceder entrevistas condenando os sucessivos apagões, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP) se reuniu com o procurador da presidência da Eletrobras Rondônia, Efraim Cruz, para tratar do problema que tem gerado muitos prejuízos e reclamações dos usuários.
“Se consumimos apenas 10% da energia que geramos, como explicar os sucessivos apagões? Temos que buscar as causas do problema, resolvê-las e dar segurança aos usuários, que pagam uma energia cara e não podem seguir prejudicados”, disse Maurão.
O Legislativo Estadual já aprovou voto de repúdio à empresa concessionária do serviço, que apresentou uma versão que a exime da responsabilidade sobre os blecautes. O deputado Laerte Gomes (PEN), também participou do encontro e questionou se as termelétricas serão novamente ligadas, para suprir as necessidades.
“Se tivermos novamente em operação as termos, o problema se resolve? Se for preciso, que elas sejam religadas e a população deixe de ser afetada com apagões seguidos”, ponderou.
De acordo com Efraim, essa possibilidade de religação das termelétricas existe, mas o problema não seria totalmente resolvido, já que poderia haver novas interrupções, pois trata-se de um complexo sistema de operação. Segundo ele, a Eletrobras Rondônia tem sofrido com os apagões, a exemplo dos demais usuários, e culpou a transmissão pelos repetidos apagões.
“O que é gerado nas usinas é levado até a subestação coletora. Parte da carga é retirada para abastecer Rondônia e Acre e o excedente é enviado ao sistema elétrico nacional, via corrente contínua. Caso haja qualquer anormalidade, o sistema é desligado como forma de prevenção. Se não recebemos energia, não podemos distribuí-la para a população”, explicou.
Reunião
Para maiores esclarecimentos, o presidente da Assembleia decidiu convidar os dirigentes de empresas transmissoras, distribuidoras e os órgãos de controle do sistema elétrico, para uma reunião que deverá ocorrer às 15h da próxima terça-feira (29), na Casa.
“Vamos convocar os representantes da Eletronorte, que é a responsável pela transmissão de energia, da Eletrobras Rondônia, que distribui a energia, além de membros da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema (ONS), para prestar esclarecimentos aos parlamentares e à sociedade”, finalizou.