Duas tentativas de roubo foram registradas nos Bairros Bela Vista e Jardim América em Vilhena(RO), a 700 quilômetros de Porto Velho, na noite da última quinta-feira (22). Em um dos casos, um homem reagiu, tentando fugir e levou um tiro nas costas. Na segunda situação, a vítima deu um chute no rosto do suspeito e saiu correndo. Ninguém foi capturado pela Polícia Militar (PM) ainda.
De acordo com o boletim de ocorrência, a tentativa de assalto no Bairro Bela Vista ocorreu em uma residência, por volta das 19h30. O proprietário do imóvel relatou à polícia que estava dando uma festa no local, quando dois homens armados chegaram em uma motocicleta e anunciaram o assalto.
Um dos convidados levou uma coronhada na cabeça. Um outro tentou correr e foi atingido por um disparo de arma de fogo nas costas. Mesmo ferida, a segunda vítima conseguiu sair do local e pedir socorro. Em seguida, a dupla fugiu sem efetuar o roubo.
O segundo episódio ocorreu no Bairro Jardim América, por volta das 20h30. Conforme o registro policial, a vítima de 19 anos caminhada pela Avenida Presidente Nasser, quando foi abordada por um suspeito que trafegava de bicicleta.
O homem exigiu que a vítima entregasse o celular, porém, ela disse que se recusou, deu um chute no rosto do infrator e saiu correndo. Na ocasião, o suspeito não possuía nenhuma arma ou objeto cortante.
Em ambos os casos, a PM foi comunicada, realizou buscas para encontrar os suspeitos, mas ninguém foi localizado.
Assalto em uma sorveteria
Aproximadamente às 21h15 da mesma noite, uma sorveteria localizada no Jardim das Oliveiras foi roubada.
Como na festa na residência localizada no Bairro Bela Vista, uma dupla teria chegado ao local em uma motocicleta, portando armas de fogo. Um dos suspeitos mandou que o proprietário abaixasse a cabeça e pegou um celular, R$ 60 e 25 latas de refrigerante.
Após o assalto, a dupla fugiu e o dono do estabelecimento comercial os perseguiu em um veículo, mas acabou perdendo-os de vista. As viaturas da PM realizaram diligências, no entanto, não conseguiram localizar os suspeitos.
Não reaja
A Delegacia de Polícia Civil do município declarou que a atitude das vítimas nos três casos foi imprudente, pois estatísticas comprovam que, na maioria das vezes, elas perdem a vida por reagirem.
Abaixo, confira uma lista de orientações para que a população venha se prevenir. Os dados foram disponibilizados pelo Setor de Investigação da Polícia Civil (Sevic).
O que fazer:
– Não reagir, nem tentar fugir ao ser abordado por criminoso armado;
– Não fazer movimentos bruscos. Ao se mexer, avise, peça autorização do criminoso;
– Colaborar para que tais situações desagradáveis demore o mínimo possível;
– Nunca coloque em risco a sua vida e a de seus familiares durante um assalto, pois qualquer reação poderá trazer consequências trágicas. Lembre-se que, a vida vale mais do que qualquer bem material, independente de seu valor;
– Em situações de risco, tente manter o controle de suas emoções.
O que não fazer:
– Tentar perseguir o criminoso após o assalto ou furto;
– Utilizar caixas eletrônicos à noite, sozinho e em locais pouco movimentados;
– Demonstrar riqueza ou patrimônio vultoso;
– Expor grande quantidade de dinheiro em público;
– Carregar na carteira todos os documentos pessoais, além de todos os cartões de crédito. Lembre-se que na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) consta sua fotografia e identificação, inclusive seu RG e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Com informações do G1