A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (8) uma operação para desarticular um esquema internacional de tráfico de cocaína e insumos químicos na região metropolitana de Belém. No total, a operação cumpre 18 mandados de prisão preventiva, 22 de busca e apreensão e 7 de condução coercitiva, nos Estados do Pará, Pernambuco, Maranhão e Amazonas.
Segundo a PF, a operação Sinaá é resultado de investigações iniciadas há oito meses. Células traficantes interligadas adquiriam insumos químicos (cafeína) para o preparo de drogas e atuavam na comercialização de entorpecentes (maconha e cocaína) oriundos da Bolívia e da Colômiba para serem distribuídos na Grande Belém.
Ainda de acordo com as investigações, “laranjas” do esquema recebiam um pequeno valor para receber encomendas de cafeína pelos correios e repassá-las aos traficantes. A droga vinda da Bolívia chegava ao Estado do Pará por via terrestre e a a cocaína proveniente da fronteira entre o Brasil e a Colômbia era transportada em lanchas pelos rios da região.
A operação contou com o apoio de policiais federais dos estados do Ceará e do Amapá. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal de Belém/PA e estão sendo cumpridos nas cidades de Belém, Benevides, Castanhal, Barcarena, Tailândia, São Luís, Recife e Tabatinga
Com informações do G1
Foto Ilustrativa