Oito pessoas foram vítimas de assaltos nas ruas de Vilhena (RO), a 700 quilômetros dePorto Velho, na noite do último domingo (18). Em todos os casos, suspeitos armados abordaram as vítimas, anunciaram o roubo e levaram celulares. De acordo com a Polícia Militar (PM), depois de ser comunicada sobre os crimes, buscas foram realizadas, mas não foi possível localizar ninguém.
Os roubos aconteceram em sequência no Bairro Jardim das Oliveiras, Setor 19, Centro, Avenida Melvin Jones, Setor Industrial, Jardim Eldorado e no Jardim América. A primeira vítima, um homem de 39 anos, estava caminhando quando foi abordado por dois suspeitos em uma motocicleta. Depois de anunciar o assalto, a dupla o ameaçou com uma arma de fogo e levou o celular dele.
O caso se repetiu com a segunda vítima, de 27 anos, que contou que também foi roubada por uma dupla que trafegava em uma moto, por volta das 20h10.
O terceiro roubo foi contra uma jovem de 21 anos. Ela andava pelo centro da cidade, quando foi abordada por um suspeito portando um revólver calibre 38. Ele roubou a bolsa da mulher, porém, minutos depois, durante um assalto à outra vítima, também de 21 anos, na Avenida Melvin Jones, o suspeito deixou cair no chão a mesma bolsa. A polícia recuperou o objeto contendo o celular da jovem e os documentos pessoais.
Às 21h40, um homem de 40 anos também foi roubado. Dessa vez por um suspeito que andava em uma bicicleta. Sob a mira de uma arma de fogo, a vítima entregou o celular, documentos pessoais e R$ 15 que levava consigo.
No Bairro Jardim Eldorado, mais duas pessoas, uma de 21 anos e outra de 22 anos, foram vítimas da ação criminosa. Elas relataram à polícia que estavam caminhando, quando dois homens em bicicletas se aproximaram e roubaram o celular de ambas.
O último roubo aconteceu por volta da meia-noite. Um suspeito em uma motocicleta teria subtraído o celular de uma adolescente de 16 anos, além da documentação pessoal e R$ 90.
A PM repassou todos os casos para o Setor de Investigação da Polícia Civil (Sevic), que iniciará as investigações para identificar os suspeitos.
Como se prevenir
Ao G1, a Sevic disponibilizou uma lista de orientações para que a população venha se prevenir sobre esse tipo de crime. Confira abaixo.
O que fazer:
– Não reagir, nem tentar fugir ao ser abordado por criminoso armado, pois estatísticas comprovam que a vítima, na maioria das vezes, perde a vida;
– Não fazer movimentos bruscos. Ao se mexer, avise, peça autorização do criminoso;
– Colaborar para que tais situações desagradáveis demore o mínimo possível;
– Nunca coloque em risco a sua vida e a de seus familiares durante um assalto, pois qualquer reação poderá trazer consequências trágicas. Lembre-se que, a vida vale mais do que qualquer bem material, independente de seu valor;
– Em situações de risco, tente manter o controle de suas emoções.
O que não fazer:
– Tentar perseguir o criminoso após o assalto ou furto;
– Utilizar caixas eletrônicos à noite, sozinho e em locais pouco movimentados;
– Demonstrar riqueza ou patrimônio vultoso;
– Expor grande quantidade de dinheiro em público;
– Carregar na carteira todos os documentos pessoais, além de todos os cartões de crédito. Lembre-se que na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) consta sua fotografia e identificação, inclusive seu RG e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Fonte – G1