Mais de 200 documentos de identificação estão acumulados na Delegacia de Polícia Civil de Vilhena (RO), a 700 quilômetros de Porto Velho. O cidadão perde, é roubado ou furtado e quando as autoridades encontram a carteira de identidade e CPF, por exemplo, ele esquece de buscar no local.
Conforme dados da delegacia, de três a quatro pessoas procuram o local diariamente para registrar um boletim de ocorrência comunicando a perda ou extravio de documentos.
O ato é considerado correto, pois a não realização do boletim pode acarretar futuros problemas como estelionato. Nesse caso, o verdadeiro dono, sem ter comunicado o órgão a perda, não tem como demonstrar prontamente que não é culpado do crime.
Mas antes de registrar o caso, é importante procurar o ‘achados e perdidos’ da delegacia, conforme declarou o responsável pelo atendimento na unidade, Djalma Javier. “Temos documentos que estão aqui há anos. Para ter uma ideia, temos uma caixa só com carteira de trabalho e outra só com cartões de crédito”, disse.
O funcionário ressaltou ainda que, para recuperar, o dono precisa comparecer à delegacia, uma vez que o pertence é entregue apenas para o proprietário. O edifício está localizado na Avenida Major Amarante, nº 2034, Bairro São José.
Fonte – G1