Na quarta-feira, 12, estiveram reunidos na Câmara de Vereadores de Cacoal comunicadores de Rondônia e Acre. O evento foi promovido pela FENACOM (Federação Nacional de Comunicação), instituição fundada em 07 de setembro de 2016 e já conta com representação em 18 estados brasileiros. Presidida pelo radialista Fábio Camilo, a Federação tem a finalidade de representar em nível nacional todas as associações dos profissionais da área de comunicação nos seus interesses profissionais, propostas, desafios, lutas e reivindicações.
O primeiro ato da diretoria, no dia 09 de agosto, foi uma audiência na Câmara dos Deputados, com o deputado Léo de Brito (PT/AC) para solicitar que subscreva proposta de lei para tornar crime hediondo o assassinato de profissionais da comunicação em exercício de sua profissão.
O encontro de Cacoal teve como objetivo a aproximação dos comunicadores de Rondônia, para unificar a categoria e através da federação se fazerem mais fortes e valorizados, os palestrantes e comunicadores: Alessandro Lubiana (Sistema SGC), Luiz Gonzaga (Ex-deputado estadual e ex-prefeito de Cacoal) e Ivan Carvalho (Sistema Radiocom do Acre), falaram de suas experiências e temas relevantes como ética na profissão de jornalista, novas plataformas, tendências e maneiras de atuação do jornalista, imediatismo, entre outros.
A ARJORE (Associação Rondoniense de Jornais Eletrônicos), uma das Associações fundadoras da FENACOM, através do seu presidente Almi Coelho, aproveitou a ocasião para fazer a entrega de alguns certificados as autoridades que não puderam comparecer na data da entrega em 2015, onde foram homenageados o ex-delegado regional do Vale do Jamari, Renato Morari, o presidente da ARON e prefeito de Santa Luzia, Jurandir Oliveira, o presidente da FENACOM, Fábio Camilo, o presidente da ASPOMETRON, Tenente Costinha e o Vice governador Daniel Pereira, representado pelo ex deputado Edivaldo Soares.
O Radialista José Giovani, presidente da Radiocom Verde Amazônia de Ariquemes, defendeu que a FENACOM seja também uma instituição de apoio as Rádios Comunitárias e seus comunicadores em todo Brasil.
O radialista, jornalista e professor Ítalo Coelho orientou os colegas sobre a importância da regularização do profissional junto ao Ministério do Trabalho, explicando como fazer o registro da DRT.
O município de Vilhena foi representado pelo radialista Alexandre Lima (Positiva FM) e pelo representante sindical, Marcio. Alexandre, durante o evento, foi nomeado como o representante da FENACOM de Rondônia para a região Sul do Estado.
Ao final do evento, os participantes receberam certificados de participação, o presidente Fábio Camilo fez os agradecimentos e se mostrou otimista quanto ao sucesso da FENACOM.
Redação com inf. de Alerta Rondônia
Foto: Alerta Rondônia