Neste mês é realizado em todo o mundo o Outubro Rosa, uma campanha de conscientização e combate ao câncer de mama, com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Em várias cidades, os exames são intensificados nesse período do ano, mas em Vilhena isso não foi possível, pois o mamógrafo do município parou de funcionar.
Segundo informações cedidas à reportagem do site VILHENA NOTÍCIAS, desde o final de 2015, o único mamógrafo público do município, presente no Centro de Referência em Saúde da Mulher e da Criança (CRESAMC), está quebrado. Sem previsão de conserto, os exames estão sendo realizados, há três meses, na clínica Mega Imagem, em menor quantidade, por um convênio com o Estado. Antes do convênio, o município ficou sem realizar o exame de mamografia.
De acordo com Leila Andrade, diretora do CRESAMC, a empresa que presta o serviço responsável pelo conserto da máquina que realiza o exame é do Rio Grande do Sul e ainda não mandou o orçamento necessário. “Não estamos realizando o exame de mamografia pois a máquina está quebrada. Já foi montado o processo, feito a licitação, mas a empresa responsável ficou de mandar novamente um orçamento, pois mandaram no prazo vencido. Já fizemos cinco chamadas mas ainda não obtivemos resposta” relatou.
O agendamento dos exames de mamografia é feito pela Central de Regulação. Segundo a enfermeira Luciane de Araújo, coordenadora dos projetos estratégicos, a Central dispõem de apenas 60 vagas por mês pelo convênio do Estado com a clínica Mega Imagem. De acordo com Luciane, são poucas vagas, considerando a população que o município possui na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, entre 40 à 69 anos, fora dessa faixa etária o exame é realizado apenas se houver solicitação médica.
No início deste mês do Outubro Rosa, todas as vagas já foram preenchidas. “No início do mês saíram algumas vagas mas já foram preenchidas, então as pacientes que estão nos procurando, estamos lançando no sistema, no Centro de Regulação, mas está dependendo do Estado liberar as vagas” contou Luciane.
Com as vagas dos exames de mamografia limitadas, as Unidades Básicas de Saúde estão realizando o exame clínico das mamas, que é a apalpação da mama, feita pelo enfermeiro profissional capacitado, para o reconhecimento de algum nódulo que possa existir.
OUTUBRO ROSA EM VILHENA
No dia 14 de outubro, sexta-feira, será realizada em Vilhena a Caminhada Rosa, com objetivo de chamar a atenção das mulheres e levar informação. A caminhada terá início às 8h00 na Praça Nossa Senhora Aparecida, na Av. Major Amarante, centro, e irá até a Praça Padre Ângelo Spadari.
Aproveitando o Outubro Rosa, as Unidades Básicas de Saúde também estão realizando a intensificação da coleta do preventivo do câncer do colo de útero, a população feminina pode comparecer em qualquer unidade para realizar a coleta.
O CRESAMC também realizará coletas do preventivo nos dias 24, 25, 26 e no dia 27 realizará pelo Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (CEREST), uma palestra para as mulheres da área da saúde.
Fonte – Vilhena Noticias