Na manhã deste sábado, 05, aconteceu na Galeria Mirage, no Centro de Vilhena, a apresentação oficial do novo clube profissional de Vilhena, o Barcelona Futebol Clube. O evento começou um café da manhã e prosseguiu com um breve histórico do percurso até clube até a profissionalização. Depois foram apresentados um a um os membros da diretoria que tem como presidente e vice, respectivamente, o empresário do ramo da construção José Luiz Pereira e o Policial Militar Odelmar Schabo. “Para mim foi uma grande surpresa receber o convite para integrar a diretoria do clube, e aceitei com uma única exigência: transparência nas ações”, disse Schabo.
Para o José Luiz, a profissionalização do Barcelona, equipe que atua no amador há 16 anos, é a realização de um sonho que alimentava há décadas. “Eu sou um apaixonado pelo futebol e poder disputar a elite do futebol rondoniense é muito importante para mim”, declarou o presidente que revelou que irá 90% do elenco de jogadores de Vilhena.
Embora nenhum nome ainda tenha sido citado, atletas consagrados como Edilsinho, Elivelton Cabixi e Rocha, que fazem parte do conselho do clube, devem estender suas atividades aos gramados no Estadual 2017. Outros nomes como Cucaú, Pablo e Tuquinha, que atuaram pelo Vilhena em 2015 também são dados como certo no Catalão Vilhenense.
De acordo com o projeto apresentado, o clube pretende gastar pouco mais de R$ 300 mil com o profissional na temporada 2017. Ainda de acordo com o projeto, nos meses de novembro e dezembro as ações do departamento profissional se concentrarão na avaliação de atletas. E no mês de janeiro será apresentado o elenco. De acordo com José Luiz, os treinos iniciam em janeiro e devem acontecer em período único.
Apontado como um dos objetivos principais, a ação social do clube deve iniciar no dia 23 de novembro. De acordo com o secretário do Catalão, Pedro Leandro, a intenção do clube é atender de forma gratuita, um mínimo de 200 crianças e adolescente com idade entre 9 e 16 anos. “Essas crianças serão atendidas por uma equipe multidisciplinar que irá auxiliá-los nos mais diversos aspectos físicos e psicológicos”, disse Pedro que salientou que o clube irá oportunizar àqueles que se destacarem integrar o elenco profissional.
Os treinos das categorias de base, bem como os trabalhos dos profissionais, serão no Centro de Treinamento do Barcelona, no antigo TSA, na Avenida Celso Masutti.
Representando o presidente da FFER, Heitor Costa, Natal Jacob, vice-presidente da FFER e diretor de competições da entidade, parabenizou a diretoria do novo clube pela luta e ressaltou a importância de Vilhena ter mais uma equipe na disputa do Estadual. “Como representante da FFER parabenizo aos senhores pelo trabalho e me ponho a disposição para ajudar no que for possível” pontuou Jacob.
Além de Barcelona e Vilhena, o Campeonato Rondoniense de Futebol 2017 terá ainda Genus, Rondoniense, Ji-Paraná, Ariquemes, Real Deportivo, Guajará e União Cacoalense.
Fonte: FFER
Autor: Rogério Perucci