Agenda seguiu nos municípios de Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Jí-Paraná, e participou de debate com candidatos na capital. Professor-doutor Ari Miguel Teixeira Ott disputa a eleição para a reitoria da Unir que acontece no próximo dia 30 de março
A caravana do candidato a reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) esteve em Vilhena, na segunda-feira, 14, e prosseguiu na terça e quarta-feira a rotina de campanha nos campi de Cacoal, Rolim de Moura e Jí-Paraná, ocasiões em que foi recebido por alunos, técnicos e professores dessas unidades e teve a oportunidade de conhecer os anseios e demandas da comunidade universitária.
O professor-doutor Ari Miguel Teixeira Ott, disputa a eleição para a reitoria da Unir acontece no próximo dia 30 de março nos oito campi da Unir (Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Jí-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena). A votação será feita em sistema de urna eletrônica, uma vez que o pleito conta com o apoio e consultoria do TRE/RO – Tribunal Regional Eleitoral no Estado de Rondônia. Ari Ott concorre sob o número 22. O reitor eleito comandará a universidade no quadriênio 2016/2020.
Nos encontros, Ari Ott falou sobre suas propostas voltadas aos três segmentos acadêmicos e ouviu os contrapontos da comunidade. Como de praxe nessas ocasiões, Ott preferiu se reunir individualmente com cada segmento e, num clima harmonioso de troca de ideias e respeito mútuo, prosperou o diálogo em todas as ocasiões.
Os técnicos – por escrito ou verbalmente – entregaram ao reitorável suas demandas, as quais Ari Ott se comprometeu a analisá-las com todo o carinho, voltando a discuti-las quando eleito. “É interessante notar que as demandas do corpo técnico-administrativo são basicamente as mesmas em todos os campi”, disse Ari Ott. “Questões como remoção (tem servidores oriundos de cidades próximas a outros campi), flexibilização da jornada de trabalho – os técnicos querem seis horas corridas e essa questão teremos de analisar com base na legislação vigente , licença para qualificação (participação em programas de pós-graduação), enfim, são coisas que temos que analisar com carinho e incorporá-las à nossa proposta de gestão”.
Nos encontros com os professores, Ari Ott igualmente se dispôs a ouvir as necessidades dos campi, no que também observou que as demandas são bastante similares – ensino, pesquisa e extensão, instalação de novos cursos, infraestrutura e acervo de biblioteca, desmembramento da Unir, reformulação do Estatuto, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), consolidação dos cursos já existentes, contratação de técnicos e docentes, laboratórios, capacitação docente, dentre outros pontos.
Os acadêmicos da Unir também tiveram oportunidade de conhecer as propostas de Ari Ott para o corpo discente da universidade e puderam apresentar suas dúvidas, inquietudes, vontades e anseios. Foi grande a receptividade às propostas e à candidatura de Ari Ott no interior do Estado.
“Ficamos extremamente felizes com as palavras da professora Dalza Gomes da Silva, diretora do campus de Rolim de Moura, que exaltou a excelência do nosso trabalho enquanto pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unir principalmente no tocante ao atendimento às demandas do campus de Rolim”, disse, satisfeito, Ari Ott.
Na quinta-feira, 17, Ari Ott esteve em Porto Velho, onde ocorreu, um debate entre todos os candidatos à reitoria da Unir. “O ideal seria retornarmos a cada campus para aprofundarmos o debate, porém, o período de campanha, que se iniciou em 03 de março, é muito curto, uma vez que a eleição acontece em 30 do mesmo mês. Mas uma vez eleito, não faltarão oportunidades de trabalharmos juntamente com cada unidade em busca da realização de seus anseios e expectativas”, analisou o reitorável.
Redação Positiva FM/Assessoria
Fotos: Assessoria