Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down (SD), a Apae de Vilhena-RO, realizou na semana passada, dia 21, aulas especiais à crianças com SD, com o intuito de ter um diálogo com os educados sobre inclusão social.
Segundo a coordenadora da Apae, o evento de comemoração tem o objetivo de passar para as crianças com SD, tudo sobre o seu dia, possibilidades e conquistas, além de oferecer à eles um dia de lazer. “Nós vamos fazer um dia especial, iremos cantar o Hino Nacional, falar com eles sobre o dia Internacional da Síndrome de Down e vamos entregar lembrancinhas. Fizemos alguns cartões e iremos entregar à eles”. Ressaltou a coordenadora Rose.
Segundo a coordenação, a Apae de Vilhena oferece uma proposta pedagógica inclusiva aos SD, onde crianças e adolescentes com Down têm acesso a uma rede de apoio, com profissionais especializados que trabalham com o objetivo de desenvolver cada indivíduo.
Em entrevista ao CN, a professora aposentada Yara Barbosa mãe de uma criança com Down, ressaltou que nos dias atuais, é comum ver pessoas com SD alfabetizadas e inseridas no mercado de trabalho e que a escola e o professor atualmente passam pelo grande desafio de trabalhar com a criança SD, visto que o educador precisa zelar pelo desenvolvimento social de todos, onde deverá incentivar os alunos considerados “normais” a aprenderem a conviver com a criança SD e esta, por sua vez, aprender a conviver com os “normais”.
Segundo Yara é importante inserir a criança especial em uma escola de ensino regular, porém, o professor precisará suprir a necessidade de aprendizagem da criança SD, sempre respeitando suas limitações e buscando novos métodos para trabalhar com todos os alunos.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC) os dados do Censo Escolar revelaram um crescimento expressivo no ano de 2015, nas matrículas de pessoas com deficiência na educação básica regular, ou seja, em turmas em que também estudam crianças sem deficiência, em virtude do movimento internacional à Sindrome de Down.
Dados do Ministério da Educação apresentam também um aumento de 198% no número de professores com formação em educação especial. Em 2003, eram 3.691 docentes com esse tipo de especialização. Em 2014, esse número chegou a 97.459. Para o ano de 2015 o número de professores especializados ainda não foi apurado.
A professora finaliza a entrevista dizendo que, o dia de hoje, remete à luta para a inclusão das pessoas com a deficiência nas escolas, no mercado de trabalho e nas relações sociais, e que os dados do ministério da educação prova que a luta pela inclusão não é em vão. “Minha filha está hoje com 9 anos, há alguns anos atrás não consegui colocá-la na rede regular de ensino, fui atrás e hoje ela estuda em uma escola regular. Então é válida esta luta, eles aprendem muito mais, hoje ainda é difícil, mas já teve uma evolução, temos um número maior de crianças especiais nas escolas”.
Redação Positiva Fm/Karen Dencker
Foto: Karen Dencker e ilustração